Na última sexta-feira, 31/08/2018, foi finalizado o primeiro módulo de mais uma capacitação de docentes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica em energia solar fotovoltaica.

Seguindo a metodologia de multiplicação de conhecimentos, já adotada pela iniciativa Profissionais para Energias do Futuro, a capacitação contou com o Prof. Charles Diniz, diretor geral do campus Ribeirão das Neves do IFMG e professor já capacitado pelo EnergIF nessa área, como um dos instrutores da capacitação, juntamente com o especialista em energia fotovoltaica e colaborador da GIZ, Edward Madukanya.

Com aulas práticas e teóricas, os 23 professores capacitados de 13 institutos federais espalhados pelo país têm agora mais conhecimento para ministrar cursos para qualificação de Instaladores de Sistemas Fotovoltaicos. Esse curso está inserido no documento publicado recentemente pela SETEC/ MEC, os itinerários formativos nas áreas de energias renováveis (ER) e eficiência energética (EE), que apresenta 10 sugestões de currículos para que as instituições da Rede Federal abram novos cursos. O IFMG já formou uma primeira turma de instaladores. 42 profissionais estão aptos para instalar novos sistemas de geração de energia renovável na região de Belo Horizonte.

Com mais essa turma, a Rede Federal conta hoje com mais de 190 professores capacitados nas áreas de ER e EE, sendo 95 deles na área de energia solar fotovoltaica. Com uma ampla gama de docentes capacitados, espera-se nos próximos meses ver outras instituições abrindo cursos nessa área e formando profissionais para esse mercado em expansão.